IFMA de São José de Ribamar tem três projetos semifinalistas no Desafio Liga Jovem SEBRAE

Sete projetos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estão entre os semifinalistas do Desafio Liga Jovem, evento nacional organizado pelo SEBRAE, três são da Cidade balnearia.

O Desafio Liga Jovem é uma competição entre equipes de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou das suas comunidades com uma solução que deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias. Essa é a maior competição de empreendedorismo na escola para jovens de todo o Brasil.

Em todo o país, foram selecionadas 100 equipes semifinalistas, com representantes de 18 estados brasileiros. A Região Nordeste foi a segunda região que mais teve projetos selecionados nessa etapa do desafio. Desse universo, o Maranhão ficou em 2º lugar como estado com maior número de semifinalistas, com 12 projetos escolhidos, sendo 7 (sete) deles do Instituto Federal do Maranhão (IFMA): 3 (três) do Campus São José de Ribamar; 2 (dois) do Campus Coelho Neto; 1 (um) do Campus Timon e 1 (um) do Campus Barra do Corda. De 20 a 25 de março de 2023, eles irão disputar a semifinal e a final em São Paulo (SP) e concorrer a uma viagem com todas as despesas pagas para Madrid, na Espanha.

Além disso, vale destacar o desempenho da professora do IFMA Campus São José de Ribamar, Ivanilde Cordeiro Pacheco, que obteve o 4º lugar no Brasil como a professora que mais indicou equipes no Desafio Liga Jovem. Ela também coordena o Projeto Estratégico Empreenda-se na instituição.

Os projetos do IFMA – só por alcançarem o posto de semifinalistas – já podem até ser considerados vitoriosos. Sabe por quê? Segundo dados oficiais dos organizadores, ao todo foram produzidos: 20h de conteúdo ao vivo; treinamentos; mentorias; 150 oficinas; impactando 6000 estudantes; 1200 equipes com 5000 estudantes inscritos no Desafio e 600 projetos enviados de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal (DF).

Conheça os semifinalista do IFMA.

Equipe Inteligência Artificial – Campus São José de Ribamar

– Formada pelos alunos Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício de Jesus Marques, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly Pereira Costa e Samira Ellen Pereira Costa, sob a orientação da professora Ivanilde Cordeiro Pacheco.

 

Atentos à problemática da fome em nosso país, a equipe decidiu trabalhar uma proposta inovadora para o município de Raposa (MA). A ideia é qualificar pessoas para o mercado de trabalho, Microempreendedores Individuais (MEI) locais.

Após longa pesquisa, o grupo conseguiu implementar a Plataforma ECON – RAPOSA, um site autêntico, dinâmico e de fácil acesso, onde o usuário pode resolver seus problemas em apenas alguns cliques! A plataforma contém 4 pilares de informação: agricultura, artesanato, pescaria e turismo, além das seções de produtos em destaque, agendamento de turismo e a biografia dos fornecedores.

Equipe Innovafive – Campus São José de Ribamar

– Formada pelos alunos Acássio Roberto dos Santos Monteiro, Aisha Jenifer Soares Cabral, Ana Gabriele Nascimento Cutrim, Fernando Eduardo Sousa Cantanhede e Izadora da Fonseca de Freitas, sob a orientação da professora Bruna Elizama Rocha de Melo Carvalho.

 

Eles desenvolveram a ideia da Plataforma Worklibras, que surgiu a partir da necessidade de criar conexões entre surdos e intérpretes. Na ferramenta, os usuários podem solicitar seus intérpretes, de forma virtual ou presencial, fazer cursos em LIBRAS, comprar produtos âncoras e até mesmo trabalhar como intérpretes. E assim tornando cada vez mais espaços acessíveis para as pessoas surdas no Brasil.

A plataforma contará principalmente com o uso da tecnologia, para conectar nossos usuários. Utilizando sempre as melhores linguagens de programações, API’S e hospedagens. Utilizando sempre boas bibliotecas e framework para um melhor aproveitamento do sistema.

Equipe Talk Future – Campus São José de Ribamar

– Formada pelos alunos Anna Caroline Barros dos Santos, André Felipe Lindoso Santos, Ellen Gabriele Paixão Alves, Lucas Vinícius Sousa de Assis e Hudson Ferreira da Silva, sob a orientação do professor Edalton dos Reis Silva.

 

A Talk Future desenvolveu duas formas de auxiliar pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): a criação de um site (Espaço Terapia TDAH), que será um espaço terapêutico para os pacientes e servirá, também, para divulgar uma tecnologia assistiva a ser desenvolvida pela equipe – um jogo de tabuleiro, produzido pela impressora 3D do campus. “Esse jogo poderá ser utilizado em competições dentro e fora da sala de aula e tem como objetivos melhorar o foco e ajudar no desenvolvimento neurobiológico dos pacientes”, explica o professor Edalton Reis.

Para Ana Caroline Barros, componente da equipe Talk Future, participar dessa primeira etapa foi uma experiência indescritível.  “Estar na semifinal é uma sensação maravilhosa. Devo ressaltar que nossos orientadores foram sensacionais e nunca desistiram de nós, ver que nosso esforço realmente valeu a pena é gratificante.”

Entre os semifinalistas estão também as equipes Equipe Innovative Generation – Campus Timon, Equipe Nova Geração – Campus Coelho Neto, Equipe CNT – Campus Coelho Neto, Equipe Time Six – Campus Barra do Corda.

Veja mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Site
Publicidade

Contato Maranhão no Ar

Anuncie aqui

Publicidade

Últimas Notícias

©2023 – Maranhão no Ar – Todos os Direitos Reservados