O Ministério Público do Trabalho no Maranhão, em nota divulgada em seu site, afirmou que não chancelará proposta feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) aos rodoviários do Estado com o objetivo de evitar que um novo movimento grevista seja deflagrado no transporte coletivo urbano de São Luís e no semi-urbano que serve a região metropolitana.
A classe patronal, durante reunião ocorrida na manhã de ontem, voltou a propor o parcelamento, em até oito vezes, do pagamento do 13º salário de motoristas e cobradores.
O MPT, como defensor do ordenamento jurídico, afirmou que não existe previsão legal para o parcelamento em oito vezes do 13º dos trabalhadores e que não chancelará qualquer tentativa de acordo que tente prosseguir por estes termos.
Uma nova reunião entre trabalhadores e empresários ocorrerá na segunda-feira, dia 12, às 11h, na sede do Ministério Público, em São Luís.
Caso o SET não apresente proposta contemplando o pagamento em apenas duas vezes, motoristas e cobradores irão paralisar as atividades por tempo indeterminado.
Gláucio Ericeira