Nesta sexta-feira (7), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Maiobão, CAPS II, recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, para implantação do SISMental, um software que gera uma ampla avaliação e monitoramento do Programa de Saúde Mental, inserido na Atenção Básica de Paço do Lumiar.
Com o SISMental, será possível acompanhar melhor todos os pacientes em atendimento na rede pública, como explica Diego Raí de Azevedo Costa, Coordenador do Caps II. “É uma excelente ferramenta de gestão. Nós passamos a ter todas as informações do paciente e podemos fazer esta troca com outras unidades, como o Hospital Nina Rodrigues e vice-versa”, disse o Coordenador Diego Raí.
Os funcionários do CAPS II vão passar por treinamento para operar o sistema, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde. “Nós estamos fazendo a implantação do SISMental, que define o perfil epidemiológico dos usuários do Sistema de Saúde Mental. A partir deste prontuário eletrônico específico, poderemos ter informações mais rápidas e mais precisas, que facilitam a definição de qual plano municipal de Saúde Mental para atender. Ele é disponibilizado gratuitamente aos municípios do Maranhão”, explicou Ronaldo Pereira, coordenador do SisMental do Maranhão.
O CAPS II foi totalmente revitalizado em abril deste ano, pela gestão Paula Azevedo. São atendidos em média 300 pacientes. A Coordenadora Geral da Rede de Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde, que está visitando o Maranhão, para aproximar o Ministério da Saúde e expandir os serviços de Atenção Psicossocial. “Essa visita é importante para conhecer a rede e entender melhor os desafios, para que esta expansão possa acontecer de forma mais qualificada. Aqui em Paço do Lumiar, o espaço está impecável. Fiquei encantada também com a apresentação do Bumba-Boi, porque o campo da valorização da cultura e das tradições faz parte é importante para a inclusão dos usuários do sistema de saúde mental”, avaliou a Sra. Neli de Almeida, representante do Ministério da Saúde.
Para a Secretária Municipal de Saúde Danielle Oliveira, a instalação da plataforma vai contribuir para conhecer melhor as questões relacionadas aos problemas de saúde mental dos usuários de Paço do Lumiar. “A implantação dos SISMental e do matriciamento no município, ela amplia a assistência do atendimento à saúde mental para a população, até porque tem sido crescente a procura pelos serviços nos últimos anos, com a reforma e ampliação do CAPS II, a criação de duas salas de atendimento TEA, mais um ambulatório de saúde mental. A implantação de um sistema que possa facilitar esta troca de informações, é benéfica porque eu consigo dar uma resposta mais rápida para a população, dar continuidade com segurança no tratamento dele, sem deslocar o paciente sem necessidade”, pontuou a Secretária Danielle.
A utilização do SISMental não gera custo para o município e proporciona vários benefícios. Não há necessidade de aplicativo ou programa que comprometa a memória do computador. O software identifica o usuário, gera estatísticas como faixa etária, sexo, tipos de transtornos, e número de pacientes, entre outras questões.