A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou na manhã desta sexta-feira (21) a operação “Gabarito”, para desarticular um grupo suspeito de fraudar o concurso da Guarda Municipal de Fortuna de 2022.
A operação envolveu 44 policiais civis, cumprindo seis mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão nas cidades de Itapecuru-Mirim e Pedro do Rosário.
Três pessoas foram presas em flagrante por posse irregular e porte ilegal de armas de fogo, com a apreensão de dois revólveres calibre 38 e uma pistola Glock calibre 9mm. As investigações revelaram que um dos suspeitos, de 37 anos, residente em Itapecuru-Mirim, usava documentos falsificados para realizar provas em nome de candidatos. Na casa dele, foram encontrados 18 documentos de identidade falsificados.
O suspeito também compartilhava os gabaritos com outros envolvidos, ajudando pelo menos cinco candidatos a serem aprovados no concurso. Há indícios de que o grupo atuou em outros concursos no Maranhão, e as informações serão compartilhadas com outros órgãos de polícia para ajudar a desmantelar fraudes similares.
Os presos foram encaminhados à unidade prisional de Itapecuru-Mirim e ficarão à disposição da justiça da Comarca de São Domingos do Maranhão.