Cumprindo mais uma das metas de seu plano de governo, o prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quarta-feira (7), ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, dos filhos Maria Antônia, Manuela e Tom, cãozinho de estimação dos filhos do prefeito e de diversas autoridades, a Ordem de Serviço para a construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís.
A unidade de saúde animal irá funcionar na área Itaqui-Bacanga e oferecerá uma série de serviços gratuitos a animais domésticos e em situação de vulnerabilidade.
“Hoje é um dia histórico para nossa cidade, ter a oportunidade de assinar essa Ordem de Serviço para construção do Hospital Veterinário de São Luís, realmente, é um momento de muita alegria, porque é um compromisso que fiz enquanto candidato e está registrado no meu plano de governo e esse dia chegou não só por vontade e determinação minha, mas pela soma de esforços de diversas pessoas, como organizações, parlamentares, sociedade civil e todos que estão comprometidos com a causa animal. Que venha o Hospital Veterinário”, destacou o prefeito Eduardo Braide ao acionar o botão de início das obras.
As obras para a construção do Hospital Municipal Veterinário serão executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com investimentos de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões de recursos de Operação Urbana.
A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023. A construção do Hospital conta, ainda, com a parceria das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que é responsável pela consultoria técnica; e pela Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), que criou todo o projeto.
“O prefeito Eduardo Braide nos determinou e fizemos todo o projeto do Hospital, na Semispe, observando as demandas e as necessidades da cidade, acompanhado do professor Arnaldo Muniz, que é especialista da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Eu só tenho que agradecer por ter feito parte desse processo para que este sonho que sonhamos juntos se tornasse realidade”, disse a secretária da Semispe, Verônica P. Pires.
O equipamento, que terá endereço na Av. dos Portugueses, Anjo da Guarda – ao lado do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE) da área Itaqui-Bacanga, ocupará um espaço de mais de dois mil metros quadrados.
O secretário da Semurh, Bruno Costa, explicou como todo o espaço será utilizado e quais equipamentos estão incluídos no projeto.
“Vamos ter diversos equipamentos, estacionamento amplo, quatro consultórios, dois centros cirúrgicos, mais de 30 leitos de internação e recuperação, farmácia e exames de raio-x, ultrassom e exames laboratoriais, então, a gente vem realmente com uma estrutura de hospital para dar um atendimento aos animais do começo ao fim”, explicou o titular da Semurh, Bruno Costa.
“Essa reivindicação é antiga de todos os protetores independentes e das ONGs. O número de animais abandonados aumentou muito e a gente não tem condições de arcar com tantas despesas para cuidar dos animais. Então esse hospital vem em boa hora e, através dele, graças ao prefeito Eduardo Braide, vamos ter muito mais capacidade de cuidar desses animais”, frisou Nogueira, protetor que é defensor da causa animal e mora na área Itaqui Bacanga.
Na solenidade de assinatura também estavam presentes os secretários David Col Debella (Semosp), Simão Cirineu (Seplan), Victor Cunha, diretor da Blitz Urbana, Francelena Silva, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Karina Léda, presidente da ONG Dindas Formiguinhas, Zulmira Silva, coordenadora adjunta da faculdade Florence do curso de veterinária, vereadora Silvana Noely (PTB), Cláudio Rebelo, promotor de Meio Ambiente, deputado estadual eleito, Fernando Braide (PSC), Arnaldo Muniz, coordenador de Vigilância em Zoonoses, Arthur Jorge, presidente diretor da Alpha Engenharia e o ex-vereador, Charles dos Carrinhos.