A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), anunciou, na sexta-feira (27), o período para recadastramento das brincadeiras carnavalescas – blocos e agremiações – e, também, dos grupos de Tambor de Crioula para o Carnaval 2023. A convocação dos produtores culturais e líderes de brincadeiras para o recadastramento foi feita pelo secretário Leno Gouvea, que estendeu o convite para novos brincantes, que queiram cadastrar seus grupos. Prazo vai até quarta-feira, dia 1º de fevereiro.
Segundo o secretário Leno Gouveia, da Semcel, todos os 23 blocos de Carnaval e 5 grupos de Tambor de Crioula já cadastrados pela Lei Aldir Blanc, que tenham no mínimo dois anos de atuação comprovada, devem fazer o recadastro. “Depois desta etapa, a Prefeitura vai definir o apoio que será dado a essas brincadeiras para o Carnaval deste ano”, disse.
O circuito das brincadeiras está previsto para o Maiobão, no domingo (19), o bairro da Pindoba, na segunda-feira (20), e o bairro do Iguaíba e a Sede, na terça-feira (21). “A intenção é resgatar o tradicional encontro de blocos, que acontece no Iguaíba na terça-feira de Carnaval, mas, para isso, estamos aguardando a confirmação de recursos”, explicou o secretário Leno Gouvea.
A Semcel funciona das 8h às 17h para atender ao público. Os representantes devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do representante do grupo, ou parente em até primeiro grau, e portfólio atualizado da manifestação cultural.
PRIORIDADE
O Ministério Público do Maranhão emitiu recomendação para que os municípios priorizem obras e manutenção de serviços públicos, em detrimento de gastos com festas de Carnaval. A Prefeitura de Paço do Lumiar não vai deixar a festa passar em branco, mas está definindo prioridades, como a recuperação de ruas afetadas pelas fortes chuvas e melhoramento da iluminação pública.
“A prefeita Paula Azevedo vai honrar os compromissos assumidos com a população, priorizar a Educação, a Saúde, a Mobilidade e a Infraestrutura, sem, contudo, esquecer que o nosso povo também merece o lazer. Nós vamos dar apoio aos blocos de Carnaval e grupos de Tambor de Crioula”, assegurou o secretário da Semcel.
No que diz respeito à programação do Carnaval de Paço do Lumiar, o Município terá horários alternativos, para integrar o folião ao roteiro cultural oferecido pelo governo do Estado, que terá shows na Avenida Litorânea e em outros circuitos da capital.