Divulgados por meio de relatório enviado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), pasta a qual o SINE de Paço do Lumiar é ligado, dados atestam que as estratégias para aumentar o raio de atuação e alavancar o número de atendimentos da agência na gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), vem dando muito certo.
Entre outros resultados, o relatório concluído essa semana, atesta que houve um crescimento de 873% no preenchimento de vagas disponibilizadas, quando comparado o período de janeiro a julho, entre os anos de 2022 e 2023.
De acordo com a coordenação da agência SINE, outro dado que chama a atenção está correlacionado diretamente com a captação e oferta de vagas, junto a empresas locais e região metropolitana.
“Se comparado os mesmos 6 meses entre os dois anos (2022-2023), o número de encaminhamentos, ou seja, pessoas enviadas para processos seletivos ou para entrevistas de emprego, via SINE aumentou de 171 para 875 encaminhamentos”, revelou Daniel Belo, Coordenador da Agência – Sine de Paço do Lumiar.
Ele explica que, as recomendações são fruto de um processo que inicia com a captação de vagas disponíveis junto aos empregadores, passa pela divulgação destas oportunidades de emprego, realização de cadastros de profissionais para banco de dados e culmina efetivamente no envio de candidatos para as vagas, mediante compatibilidade de perfil exigido”.
O demonstrativo também informa que cresceu exponencialmente o número de pessoas que procuraram espontaneamente a agência no município. De janeiro a julho de 2022 foram atendidos apenas 1.442 usuários, enquanto que nos primeiros sete meses de 2023, já foram mais de 4.514 usuários que efetivaram cadastro, foram encaminhados ou simplesmente orientados, por um profissional habilitado, via SINE de Paço do Lumiar.
Segundo Suely Abreu, que conduz a SEMDES, esse crescimento de demanda faz parte de um trabalho da gestão, para apresentar e deixar o SINE mais acessível a toda à população luminense.
“Somam-se a atuação dentro das dependências da agencia, inúmeras ações que vão desde visitas em entidades e comunidades, aos nossos equipamentos como o CRAS e os CREAS que são os Centros de Referência e Assistência Social do município, visando orientar, identificar e encaminhar possíveis candidatos às vagas disponibilizadas. Além disso, é possível notar a presença do atendimento SINE, junto ao CADÚNICO ITINERANTE, ação que leva os benefícios do Cadastro Único Social – CadÚnico para dentro de comunidades lumineses, por determinação da prefeita Paula Azevedo”, diz a secretária, enfatizando também que este tipo de atendimento é constantemente solicitado em outras atividades desenvolvidas em parceria com as demais secretarias.
O SINE de Paço do Lumiar atua desde de 2019. Quem desejar procurar o serviço, deverá ir até a Rua 66, Quadra 150, Casa N° 14 – no Maiobão. O Horário de atendimento é da 8h às 15h.