O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, promove, de 29 de novembro a 1º de dezembro, a II Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
A semana será aberta com o II Seminário Estadual sobre Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, pelo canal do YouTube EAD ESMAM.
O presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência do TJMA, desembargador Josemar Lopes Santos, ressalta que a iniciativa tem como objetivo assegurar o respeito aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, visando à cultura institucional inclusiva, acessível, com a garantia de acesso à justiça de forma plena e contra qualquer tipo de barreira atitudinal, preconceito, violência, segregação ou capacitismo.
“Será um espaço destinado a promover o debate jurídico, técnico, social e científico sobre a promoção de direitos humanos e da política institucional do TJMA de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, a partir das contribuições do sistema de justiça e da sociedade civil organizada”, acrescenta.
A programação inclui, ainda, roda de conversa dos membros da Comissão de Acessibilidade e Inclusão das PCD e Gestores das Unidades Administrativas do Tribunal de Justiça (30/11); palestra “Importância da avaliação biopsicossocial”, voltada para a Junta Médica e o Setor Psicossocial (1º/12); além de curso de Audiodescrição para servidores e servidoras das Assessorias de Comunicação do TJMA, Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA), Escola da Magistratura (ESMAM) e Fórum.
O evento conta com a parceria da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e da Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA).
SEMINÁRIO
O II Seminário Estadual sobre Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, com o tema Violência contra as Pessoas com Deficiência, será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, pelo canal do YouTube EAD ESMAM.
Podem participar magistrados(as), servidores(as) do Judiciário, professores universitários, profissionais de carreiras jurídicas, estudantes de Direito, representantes de instituições públicas e privadas com atuação na temática de Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, público jurisdicionado e demais interessados da comunidade em geral.
INSCRIÇÕES
Para o público que atua no TJMA, as inscrições para o Seminário são feitas no sistema acadêmico Tutor, até o dia 28 de novembro. Já o público externo poderá se inscrever até o dia 28 de novembro por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado na página do evento no Portal do Poder Judiciário do Maranhão.
One Response
Precisamos muito desse apoio veio numa boa hora que as pessoas com deficiência seja sempre valorizado