Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) participaram, nesta quarta-feira (17), da aula inaugural do Curso de Brigada de Incêndio, oferecido pelo Gabinete Militar da Casa em parceria com a Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). Serão ministradas aulas teóricas e práticas.
De acordo com Juliana Guerra, diretora adjunta da Elema, a iniciativa visa preparar os alunos para atuar em situações emergenciais.
“Eles vão aprender a operar equipamentos de combate a incêndio, auxiliando no plano de abandono, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros-socorros, visando à preservação da vida e do patrimônio”, afirmou.
Major Rosemary Azevedo, coordenadora da Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergência da Alema, disse que, após as aulas, os brigadistas estarão aptos a manusear extintores e mangueiras para controlar princípios de incêndios. “Além disso, saberão como utilizar kits de primeiros-socorros”, explicou.
Rosemary disse, ainda, que a segurança dos servidores e de pessoas que circulam diariamente na Casa foi a maior motivação da iniciativa.
O tenente-coronel Hérisson, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, explicou que o brigadista é o cidadão comum preparado para os primeiros atendimentos até que o especializado chegue ao local do acidente. “Após a conclusão do curso, o brigadista estará pronto para ser acionado em casos de emergência”, disse.
Sargento Bruno Leonardo disse que é importante o Parlamento Estadual investir na segurança dos seus servidores. “Estou muito feliz em participar desse curso e receber instruções técnicas corretas para melhor atender a população”, declarou.
Já o tenente Gideon França enalteceu a inciativa e agradeceu a oportunidade de poder se capacitar. “O Legislativo Maranhense está de parabéns. É gratificante estar preparado para lidar com qualquer tipo de emergência e, dessa forma, prestar o melhor serviço às pessoas”, concluiu.