As secretarias de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) e do governo do Estado (SES) lançaram nesta terça-feira (17) uma Campanha conjunta de Multivacinação, voltada para pessoas de todas as idades. A Campanha vai até o dia 20 deste mês e tem como objetivo ampliar os índices de cobertura vacinal no município e no Estado.
Em Paço, a Campanha estará concentrada em um posto de vacinação especial montado no Shopping Pátio Norte. A escolha do local foi estratégica, por conta do grande volume de pessoas em circulação no shopping, destaca a secretária municipal de Saúde, Danielle Oliveira.
“Escolhemos como ponto de vacinação a praça de alimentação do principal shopping de Paço do Lumiar, para atrair por impulso o maior número de pessoas, principalmente o público jovem. Como ainda estamos no período de férias, apostamos também nessa estratégia para atingir nosso objetivo de ampliar o índice de pessoas vacinadas no município”, explicou Danielle.
De hoje até o dia 20 serão oferecidas no posto especial da Campanha, 18 tipos de vacinas do calendário básico nacional e ainda as vacinas infantil e adulto contra a Covid 19. “No posto serão oferecidas vacinas importantes que protegem contra doenças graves, como Tétano, Sarampo e Poliomielite, além de outras enfermidades”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde de Paço do Lumiar. “É uma excelente oportunidade para todas as pessoas atualizarem suas Carteiras de Vacinação e ficarem protegidas”, reforça.
A exemplo da situação dos demais municípios brasileiros, Paço do Lumiar está com seus índices de cobertura vacinal abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Uma série de fatores tem feito com que muitas pessoas estejam deixando de vacinar a si próprios ou a seus filhos. É preciso reverter isso, em favor da saúde de toda a sociedade “, aponta a chefe do setor de Imunização de Paço, Layla Trindade.
“Campanhas de multivacinação como essa, feitas em locais estratégicos com grande circulação, fortalecem o trabalho de convencimento sobre a importância da vacina, e, ao mesmo tempo, ajudam a aumentar a cobertura”, conclui Layla.
Aproveitando a oportunidade
A dona de casa Daniela Silva chegou ao posto antes mesmo do início da vacinação. Voltou para casa satisfeita, após vacinar o filho Pedro Lucas contra a Covid. “Vim na maior expectativa e saio com a sensação boa de estar fazendo o melhor para garantir a saúde do meu filho”.
Já a profissional liberal Beatriz Campos aproveitou a oportunidade em dose dupla. Trouxe para vacinar as filhas gêmeas, Milena e Giovanna, de 4 anos. “Vi o anúncio da Campanha pelas Redes Sociais e corri para o Shopping. Vacina é de fato a melhor proteção, o resto que falam é pura bobagem”, concluiu.