A exposição “O Axé dos Terreiros” e o Seminário sobre “Políticas Públicas para os Povos de Terreiro” marcaram, nesta sexta-feira (14), as celebrações promovidas pela gestão Paula Azevedo em comemoração ao Dia Municipal dos Povos de Terreiro, cuja data oficial é o dia 15 de julho. Com o tema “Paço do Lumiar tem Axé”, o evento foi organizado pela Divisão de Igualdade Étnico Racial e Crença, que faz parte da Coordenação de Política Socio-inclusiva da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU).
Aproximadamente 100 pessoas, de povos e comunidades tradicionais de religião de matriz africana, participaram do evento, realizado na quadra do Instituto de Ensino de Superior Franciscano (IESF), no Maiobão, entre 9h e 17h, e que contou com a presença da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, e da secretária de Direitos Humanos, Hélica Silva. A ação também tem a parceria dos povos de terreiro e da vereadora Alexsandra Garcia.
A abertura da exposição, que ficou disponível o dia todo para visitação, na quadra do IESF, foi feita pela prefeita Paula Azevedo. Foram instalados sete estandes para representar as casas de terreiro de Paço do Lumiar, com destaque para o Tambor de Mina, Candomblé, Terecô, Umbanda e Festa do Divino Espírito Santo. Na parte da tarde foi realizado o seminário, com intervenções das secretarias municipais de Direitos Humanos; Cultura, Esporte e Lazer; Indústria, Comércio e Turismo; e Desenvolvimento Social. No encerramento, teve a apresentação do Bloco Afro Abiyèyè Maylô.
“Tivemos, no dia de hoje, uma mostra de diversidade religiosa e cultural, onde os representantes dos povos tradicionais de matriz africana puderam expor um pouco da riqueza da sua ancestralidade. Fiquei muito feliz em participar desse momento e celebrar o Dia dos Povos de Terreiro, que têm muito a compartilhar conosco da sua identidade cultural”, ressaltou a prefeita Paula Azevedo.
A secretária Hélica Silva destacou que o trabalho da Divisão de Igualdade Étnico Racial e Crença é feito a ‘muitas mãos’ e agradeceu todo o empenho da equipe para promover um dia inteiro de celebração à data comemorativa ao Dia Municipal dos Povos de Terreiro. “Já temos muitos avanços nas políticas públicas destinadas a promover a igualdade racial, com a valorização dos povos de matriz africana. Este é um grande dia. Meus parabéns a toda equipe”, disse Hélica Silva.
A chefe da Divisão de Igualdade Racial, Ethinalia Soares, explicou que em Paço do Lumiar há cinco nações religiosas, as quais estiveram representadas na exposição “O Axé dos Terreiros”. São elas: Tambor de Mina, Candomblé, Terecô, Umbanda e Quimbanda. No que diz respeito à diversidade cultural, também presente na exposição, ela destacou o Tambor de Crioula, o Boi de Encantado, o Cacuriá e a Festa do Divino.
Ethinalia Soares conta que a exposição continuará, de forma itinerante, em escolas e outros espaços públicos de Paço do Lumiar, com encerramento marcado para 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. “Queremos mostrar para a população a grade riqueza cultural e religiosa do nosso povo, por isso pensamos nessa exposição, para alcançar o máximo possível de pessoas”, assinalou Ethinalia. O seminário foi mediado por Reinaldo Avelar, também chefe da Divisão de Igualdade Racial da SEMDHU.