Mil estudantes de 54 municípios maranhenses foram selecionados, em sorteio realizado nesta quarta-feira (21), para vagas de estágio em órgãos públicos pelo Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), em parceria com a Secretaria de Assuntos Municipalistas (SEAM) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), é voltada para a geração direta de oportunidades a jovens de 17 anos até 25 anos de idade. Os candidatos podem consultar a lista de selecionados no seguinte site: https://estagiosocial.trabalhojovem.ma.gov.br/sorteados/
“O Programa Trabalho Jovem é mais uma iniciativa do governador Carlos Brandão em prol do desenvolvimento social e econômico do Maranhão, em especial, dos nossos jovens. Entendemos que a melhoria de vida da população só é possível com investimento integrado, também ofertando oportunidade de trabalho e renda”, disse Junior Marreca, secretário de Indústria e Comércio.
A distribuição das vagas levou em conta as cidades que integram o Programa Mais IDH; as cidades atendidas pelos decretos nº 38.177/23 e 38.191/23, que declararam situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas; e nas demais foi aplicada a regra da proporcionalidade. Já a seleção dos estudantes ocorreu por meio de sorteio transmitido ao vivo nas redes sociais do Governo do Maranhão.
“O governador Carlos Brandão tem reforçado o seu compromisso de uma gestão municipalista levando ações, como essa do Trabalho Jovem, para todas as regiões do estado. O programa é uma iniciativa transformadora para os jovens e suas famílias e amplia as oportunidades que o governo já oferta para a nossa juventude de obter conhecimento, experiência no mercado de trabalho e, sobretudo, iniciar um caminho profissional promissor”, afirmou Orleans Brandão, secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas.
Para concorrer a uma das vagas, o estudante precisa ter de 17 anos a 25 anos e estar regularmente matriculado em ensinos médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou educação especial. No ano passado, o programa ofertou 5 mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens oriundos da rede estadual. Este ano, nesta etapa, foram sorteados mil vagas para órgãos públicos e posteriormente serão mais 1.500 vagas destinadas para empresas privadas.
“O Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa transformadora, que promove cidadania para os jovens e suas famílias. É o primeiro passo para adquirir experiência no mercado de trabalho e ainda contribuir com a renda familiar”, contou Tati Pereira, secretária da Juventude.
Sobre o programa
O Programa Trabalho Jovem foi criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, sendo é uma iniciativa que tem por objetivo contribuir para a geração de oportunidades de emprego, trabalho e renda à juventude maranhense.