A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), está realizando visitas casa a casa, para averiguação cadastral do Bolsa família. A intenção é investigar contradições em cadastros unipessoais apontados pelo Governo Federal. O cadastral unipessoal se refere a famílias compostas por apenas uma pessoa.
As visitas para checagem acontecem devido a uma determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que apontou uma grande quantidade de famílias unipessoais cadastradas após novembro de 2021.
Em Paço do Lumiar, as equipes do CadÚnico já estão desenvolvendo esta ação deste abril deste ano. Nos próximos meses essas visitas serão intensificadas. Até agora já foram visitadas mais de 1.500 famílias. Em algumas delas, foram confirmadas incongruências que vão desde não equiparação de perfil unifamiliar, inclusão indevida de filhos, e não atualização de dados.
“Nestes casos, estas pessoas têm seus benefícios suspensos ou até bloqueados posteriormente, dependendo da inconformidade no cadastro, conforme determina o Governo Federal”, explica Manoel Adller, coordenador do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e do Programa Bolsa Família em Paço do Lumiar.
Ao fazer a abordagem, o visitador designado pela SEMDES realiza o procedimento de checagem, que se inicia com uma entrevista social de avaliação do perfil declarado pelo beneficiário no seu cadastro social. Caso sejam identificadas irregularidades, o cidadão é orientado quanto à situação e avisado sobre a suspensão de qualquer que seja o benefício: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou o próprio Bolsa Família.