Artigo sobre o resgate da Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões é selecionado pela Biblioteca Nacional

Artigo de Anna Carolina Vieira é selecionado pela Biblioteca Nacional – Foto: Felipe Fonseca/Segov

Transferida para o Palácio dos Leões em 2003 – onde a equipe da Curadoria de Bens Culturais, a partir de 2023, iniciou um minucioso processo de catalogação –, a coleção de Arthur Azevedo é o tema central do artigo “A Trajetória e o Resgate da Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões”, escrito por Anna Carolina Vieira Cavalcante Medeiros, secretária-adjunta de Curadoria e Bens Culturais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), selecionado este mês para o XVI Encontro Nacional de Acervos Raros, promovido pela Biblioteca Nacional.

O artigo, que destaca a catalogação da coleção, prevista para conclusão em 2025, visa, também, quantificar, catalogar e digitalizar a coleção remanescente, que ainda inclui anotações de próprio punho de Arthur Azevedo.

Anna Carolina Vieira ressalta que a gestão contemporânea da coleção, que conta com recursos próprios desde 2024 e o apoio de um Plano Plurianual, foca não apenas na preservação, mas também na digitalização para democratização do acesso e garantia de valorização da memória de Arthur Azevedo às futuras gerações, com retomada e melhorias nas tentativas de catalogação do material.

“A cada dois anos, a Biblioteca Nacional, considerada a maior autoridade no Brasil sobre acervo em papel, tem um evento única e exclusivamente para o planejamento de obras raras. Esse ano, tivemos a feliz participação do Governo do Maranhão no Encontro, em um trabalho que falamos sobre a coleção de gravuras do Arthur Azevedo e sobre uma nova forma de catalogar esse acervo. É muito gratificante receber esse reconhecimento e poder representar o nosso estado”, destaca a secretária-adjunta.

A coleção, que foi finalizada após 115 anos da aquisição e 21 anos de guarda no Palácio, fortalece a referência ao grande trabalho de Arthur Azevedo, lembrado também por ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1897.

“Agradeço especialmente aos incentivos do governador Carlos Brandão, da primeira-dama Larissa Brandão e o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, pelos incentivos e condições que todos deram para que esse trabalho pudesse ser concluído e, também, reconhecido”, acrescentou Anna Carolina Vieira.

Mais

A cerimônia oficial do XVI Encontro Nacional de Acervos Raros será realizada no próximo dia 26 de novembro, a partir das 11h30, de forma híbrida – na versão on-line, será transmitida pelo YouTube da Biblioteca Nacional, por meio do link: https://www.youtube.com/c/fundacaobibliotecanacional

Posteriormente, o artigo será publicado nos anais da Biblioteca Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Contato Maranhão no Ar

Publicidade

Anuncie aqui

Últimas Notícias
Arquivos do site