- Maranhão no Ar
- 22/06/2026
- Comentário
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.
Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.
Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.
“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.
Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.
A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.
- Maranhão no Ar
- 22/06/2026
- Comentário
Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.
Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.
O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.
Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.
“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.
- Maranhão no Ar
- 22/06/2026
- Comentário
Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.
Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.
“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.
Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.
Programação
A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.
Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.
Fomento à economia
Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.
O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.
“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.
Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos
Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.
A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.
Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.
Conforto e Segurança
O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.
Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.
A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.
Sotaques
Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

- Maranhão no Ar
- 21/06/2026
- Comentário
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.
Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.
Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.
“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.
Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.
Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.
No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.
Compromisso
Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.
O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.
“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.
A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.
- Maranhão no Ar
- 21/06/2026
- Comentário
Uma noite de muita festa embalada pela cultura popular do Maranhão. Assim foi o penúltimo dia do Arraial da Assembleia, montado no estacionamento da Casa do Povo e que se encerra neste domingo (21). Promovido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o evento reuniu, na noite de sábado (20), representantes da diversidade do folclore maranhense e um público ávido por curtir as atrações juninas que compuseram uma programação animada.
A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, é ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais. Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses fazem a diferença no Arraial da Assembleia.
A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), prestigiou o evento e destacou o caráter regional da festa. “O Maranhão já abraçou o Arraial da Assembleia. Estou muito feliz porque a família maranhense está aqui conosco. Estamos cumprindo a nossa meta, que é trazer as pessoas para a Casa do Povo, que é a Assembleia Legislativa. Mais uma vez, nosso arraial é um sucesso de público, e as pessoas podem desfrutar de muita cultura, a verdadeira cultura popular maranhense”, disse Iracema Vale.
Atrações diversificadas
No sábado, a programação foi composta por show de Paula Nordestina, que, com sua banda, apresentou um repertório no qual a grande estrela foi o forró. Também subiram ao palco as quadrilhas Flor do Amor e Rosas Juninas, ambas embalando os presentes com coreografias e indumentárias caprichadas.
O Boi da Floresta também fez bonito e emocionou os amantes da cultura popular do Maranhão com o bailado de seus cazumbás, índias e vaqueiros campeadores vestidos com indumentárias ricamente bordadas. O Bumba Meu Boi Melodia, representante do sotaque de orquestra, deu o tom e colocou muita gente para dançar, assim como a Dança Country Coração de Peão, o Cacuriá Vila Goreth, o Boi da Madre Deus, Novilho dos Lençóis, Boi de Sonhos e o Boi Lendas e Magia.

Público
Frequentadora de muitas edições do Arraial da Assembleia, a professora Ana Raimunda Pereira enfatizou as comodidades do evento. “Eu adoro. Todo ano eu venho e trago a família. O que me agrada é o fato de termos um estacionamento seguro e comodidade para chegarmos até aqui. Além disso, é claro, há uma ótima programação, que contempla todos os gostos, dos adultos às crianças”, disse a professora, que estava acompanhada da filha e do marido.
O Arraial da Assembleia, que tem entrada gratuita, disponibiliza uma infraestrutura para receber o público. Uma das facilidades é o estacionamento de veículos no pátio do Multicenter Sebrae. De lá, o público embarca, gratuitamente, em vans que fazem o traslado de ida e volta até o arraial.
Além disso, uma grande equipe de segurança, formada por policiais e bombeiros militares, atua para garantir tranquilidade aos presentes. Barracas de comidas típicas também estão à disposição para comercializar as guloseimas próprias da época. Para as crianças, o Espaço Kids oferece brinquedos infláveis, como escorregadores, cama elástica e piscina de bolinhas, tudo gratuitamente.
“Para mim, este é o melhor arraial da cidade. Já fico aguardando sua chegada, porque aqui me sinto seguro, o ambiente é limpo, há a comodidade de mesas e cadeiras, além de um espaço acessível para pessoas com deficiência e brinquedos para as crianças. Venho apreciar a programação e as comidas, que adoro”, disse a técnica em enfermagem Josenilde Cantanhede.
De Belém (PA), o turista Ricardo Assunção se encantou com a cultura do Maranhão. “É tudo lindo, maravilhoso. Já conhecia São Luís, mas é a primeira vez que visito a cidade nesta época do ano e estou impressionado. E o bom é que aqui, no Arraial da Assembleia, a gente pode conhecer uma enorme variedade da cultura de vocês em um espaço muito bem planejado e acolhedor”, afirmou.
A festança na Casa do Povo chega ao seu quarto e último dia neste domingo (22), iniciando a apresentação das atrações às 17h30.
Confira a programação:
17h30: Renan Soeiro
18h – Quadrilha Junina Dançando ao Luar
18h30: Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra
19h – Boi Revelação de São Marçal
19h30: Coco Pirinã
20h – Boi Pérola dos Lençóis
21h – Boi Encanto do São Cristóvão
22h – Boi Barbosa do Rosário
22h45 – Boi Encanto da Ilha
23h30 – Boi de São Simão
0h30: Boi de Matinha
- Maranhão no Ar
- 20/06/2026
- Comentário
Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.
O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.
O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.
Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.
“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.
A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.
“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.
O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.
- Maranhão no Ar
- 19/06/2026
- Comentário
A primeira noite do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (18), foi marcada por grande participação popular, muita animação e uma programação que exaltou a riqueza da cultura maranhense.
O evento, aberto oficialmente pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (MDB), reuniu parlamentares, autoridades, artistas e centenas de famílias que prestigiaram as apresentações culturais e a estrutura preparada para receber o público.
Prestigiaram a abertura, os deputados Davi Brandão (MDB), Ariston (MDB), Glalbert Cutrim (MDB), Antônio Pereira (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Júnior Cascaria (Republicanos), Dr. Yglésio (PRTB), Wellington do Curso (PSD) e Kekê Teixeira. Eles destacaram a importância do arraial como espaço de integração entre o Parlamento e a população.
Também compareceram ao espaço junino, o secretário de Estado de Cultura, Abimael Berredo; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe, além dos artistas humoristas Dijé e Clarisse, da Companhia Pão com Ovo.
Ao dar as boas-vindas aos visitantes, a presidente Iracema Vale destacou que o arraial foi planejado para ser um espaço seguro, acessível e acolhedor para todas as famílias. A parlamentar também ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa e do governador Carlos Brandão com a valorização da cultura popular maranhense. Aniversariante do dia, a principal anfitriã da festa foi homenageada com um bolo, ‘parabéns a você’ cantado em ritmo de toada pelo Boi de Axixá e pelo carinho do público.
“O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui, na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.
A programação de abertura levou ao palco grupos tradicionais do São João maranhense, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradições, como o Forró Pé de Serra – Raimundinho, Quadrilha Juventude do Sertão, Boi Valente da Ilha, Boi D’Itapari, Dança Portuguesa Vira Luzitanos, Companhia Vem BB, Boi de Upaon-Açu, Boi de Axixá, Boi da Pindoba, Boi de Morros e o Boi Tamarineiro.
Gastronomia típica
Além das atrações culturais, a gastronomia foi um dos grandes destaques da noite. Barracas e carrinhos instalados no espaço ofereceram pratos típicos da culinária maranhense, como arroz de cuxá, peixe frito, tortas de camarão e caranguejo, mingau de milho e outras iguarias.
A iniciativa também fortaleceu a economia local, com a participação de empreendedores dos programas Mais Renda e Minha Renda, gerando oportunidades de trabalho e renda para dezenas de famílias. O público elogiou a organização, a limpeza e a variedade de opções oferecidas no arraial.
Estrutura
Outro diferencial destacado pelos visitantes foi a estrutura de acessibilidade e inclusão, com espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência, rampas de acesso, intérpretes de Libras e áreas adaptadas para garantir conforto e participação de todos.
As famílias também aprovaram o Espaço Kids, que disponibiliza gratuitamente brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas e escorregadores infláveis, garantindo diversão para as crianças em um ambiente seguro.
Segurança
A segurança foi reforçada com a atuação integrada do Gabinete Militar da Assembleia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de saúde. Cerca de 100 agentes participam da operação, que conta ainda com ambulância de prontidão, equipe médica multidisciplinar e sistema de transporte gratuito entre o estacionamento do Multicenter Sebrae e o local do evento.

Aprovação
Com uma combinação de cultura, lazer, inclusão social, segurança e geração de renda, o primeiro dia do Arraial da Assembleia confirmou o sucesso da festa e reforçou sua posição como uma das mais aguardadas programações do calendário junino maranhense. A programação segue até domingo (21), com mais de 40 atrações e entrada gratuita para toda a população.
Confira a programação do Arraial da Assembleia para esta sexta-feira (19):
17h30 — Cofo de Sotaques
18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa
18h30 — Boi Mirantes da Ilha
19h10 — Companhia Encantar
20h — Quadrilha Alegria Caipira
20h30 — Boi Estrela da Cohab
21h15 — Boi de Nina Rodrigues
22h — Cacuriá do Jhon
23h — Boi da Lua
0h — Boizinho Barrica
1h — Boi Pirilampo
1h45 — Boi de Maracanã
- Maranhão no Ar
- 19/06/2026
- Comentário

A 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu ingressou com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a presidente da Câmara Municipal, Vanusa Ibiapino Sousa Fernandes, a ex-secretária municipal de Educação, Salma Sousa Torres, e a servidora pública Kelly Ibiapino Sousa.
Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), as investigações tiveram início após uma denúncia recebida pela Ouvidoria e apontam que Vanusa Ibiapino teria recebido salários como professora da rede municipal, com carga horária de 40 horas semanais, sem comprovação do efetivo exercício das funções. No mesmo período, ela exercia o mandato de vereadora e ocupava a presidência da Câmara de Buriticupu.
De acordo com o promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo, documentos de frequência registravam presença integral entre janeiro e outubro de 2025. Entretanto, relatos de servidores e da direção da escola indicaram que a vereadora não comparecia à unidade de ensino. Além disso, não foram encontrados diários de classe, planos de aula ou outros documentos pedagógicos que comprovassem a atividade docente.
O MPMA também aponta que Kelly Ibiapino Sousa, irmã da vereadora e então gestora escolar, participava do controle e validação dos registros de frequência. Já a ex-secretária de Educação, Salma Torres, é acusada de contribuir para a manutenção da situação, inclusive por meio da designação de Vanusa para atuar no programa Busca Ativa Escolar.
Segundo a investigação, a plataforma Busca Ativa Escolar/Unicef informou que o cadastro da vereadora só ocorreu em novembro de 2025 e que não houve qualquer atividade efetiva realizada por ela no sistema.
Um levantamento da Assessoria Técnica do Ministério Público estimou prejuízo de R$ 238.969,91 aos cofres públicos. Embora uma sindicância administrativa tenha reconhecido parte das irregularidades e apontado o ressarcimento de R$ 63.761,70, o MP defende a reparação integral dos danos.
Na ação, o órgão requer a indisponibilidade dos bens das envolvidas até o valor apontado como prejuízo, além da condenação por improbidade administrativa, com penalidades que podem incluir ressarcimento ao erário, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, multa e proibição de contratar com o poder público.
Além da esfera cível, a 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu também apresentou denúncia criminal contra as três investigadas. Elas foram denunciadas pelos crimes de peculato-desvio em continuidade delitiva e falsidade ideológica. Vanusa Ibiapino e Salma Torres também respondem por uso de documento ideologicamente falso.
- Maranhão no Ar
- 19/06/2026
- Comentário
O ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, reforçou a união do grupo brandonista e revelou que já havia um consenso em torno do nome do ex-ministro André Fufuca (PP) para a disputa ao Senado. Também afirmou que Fufuca tinha conhecimento dessa decisão do grupo, mas que contou ter recebido um “pedido” de alguém para que deixasse a base do governo Carlos Brandão.
Em entrevista ao blog Tribuna 98, Marcus Brandão afirmou que, pelo fortalecimento do grupo brandonista, os demais pretendentes ao Senado já tinham aberto mão da disputa para o ex-ministro, incluindo os deputados federais Pedro Lucas e Roseana Sarney, que aparecem bem colocados nas pesquisas.
Marcus Brandão disse que informou Fufuca da decisão e alertou sobre os riscos de deixar a base governista e perder aliados. Nesse momento, o ex-ministro teria relatado o “pedido” de alguém, cujo nome não foi revelado, e que por isso não poderia mais ficar do lado do governo.
“De 100 prefeitos, acho que 95 já me mandaram vídeos dizendo que jamais ficarão com ele [Fufuca], até pela maneira como ele falou”, disse.
O ex-presidente do MDB agradeceu as mensagens de prefeitos de todo o Maranhão reafirmando apoio ao governo e à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB). “Eu já contava com isso, porque o modo de Brandão trabalhar é ser amigo, é ser companheiro, é ser solidário”, ressaltou.
Munido de dados de pesquisas recentes, o ex-presidente do MDB, também avaliou que o ex-ministro teria “dado o maior tiro no pé da vida” ao deixar o grupo governista. “Ele, hoje, está tendo queda, comprovadamente nas pesquisas”, afirmou.
Também deu indícios de que a saída de Fufuca é vista como uma traição ao grupo brandonista, do qual participou por quatro anos. “Foi uma das maiores punhaladas, pelas costas que nós recebemos”, afirmou Marcus Brandão.
- Maranhão no Ar
- 18/06/2026
- Comentário
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) abriu, nesta quinta-feira (18), as portas para o São João 2026 com uma programação alto astral contemplando o que há de melhor nas festividades juninas. Até o próximo domingo (21), o espaço estruturado na área de estacionamento da Casa do Povo servirá de cenário para apresentações de diversos grupos folclóricos, entre bumba meu boi, danças portuguesas, quadrilhas, grupos de cacuriá e outras variadas manifestações em uma contagiante festança em homenagem à cultura popular.
A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (MDB), foi quem deu as boas-vindas aos presentes, desejando dias de festa com muita alegria, entusiasmo e, principalmente, enaltecimento a diversidade da cultura popular. “Nosso arraial é seguro, tranquilo e recheado de muita coisa para se ver e fazer. Acima de tudo, é um ambiente super agradável e acessível a todas as famílias”, disse a parlamentar.
Grande incentivadora da cultura maranhense, a deputada destacou o apoio recebido dos demais parlamentares e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que não tem medido esforços para proporcionar aos maranhenses o melhor São João do Brasil.
“O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.
Iracema Vale frisou, também, que o arraial é um momento de confraternização com o povo do Maranhão. “Estamos de portas abertas para quem quiser vir aproveitar esta grande festa popular”.
O Arraial da Assembleia já é um evento bastante esperado, tendo em vista o sucesso das edições anteriores. Por essa razão, há grande expectativa pelo evento. “As minhas expectativas são boas. Eu vim no ano passado e gostei muito. Este ano, quando soube que iria acontecer, já me animei e estou aqui. Gosto muito de festa junina, então estou aqui para curtir e me divertir, porque nosso Maranhão é lindo”, ressaltou a técnica de enfermagem Sílvia Maria Gomes.
Estrutura
O Arraial da Assembleia reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais, que fazem do São João do Maranhão um dos mais reconhecidos do Brasil.
A programação da festança na Casa do Povo começa às 17h30 e tem entrada gratuita ao longo das quatro noites de apresentações. É uma grande celebração da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo foi preparado para oferecer conforto e diversão a todos que prestigiarem a programação.
O público tem à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque para espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial de inclusão e acessibilidade é a instalação de rampas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Há, ainda, mesas e cadeiras nas áreas das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.
Segurança
A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMA), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem se dirige ao arraial tem à disposição estacionamento no Multicenter Sebrae, com translado gratuito até o local da festa, garantindo mais comodidade aos visitantes.
Mesmo quem não pode comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia pode acompanhar tudo o que acontece no espaço junino, pois toda a programação é transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 9.2), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), além do YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também há cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmite a programação, com equipe mobilizada para levar o arraial à população.
Anuncie aqui

Links úteis
Últimas Notícias
- Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís 22 de junho de 2026
- “Orleans está preparado para governar o Maranhão”, afirma Brandão 22 de junho de 2026
- Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense 22 de junho de 2026
- Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs 21 de junho de 2026
- Cultura e tradição marcam penúltima noite do Arraial da Assembleia 21 de junho de 2026
- Orleans Brandão discute plano para o agronegócio no SINRURAL de Imperatriz 20 de junho de 2026
- Arraial da Assembleia reúne grande público e celebra cultura, inclusão e tradição na noite de abertura 19 de junho de 2026
- MPMA aciona presidente da Câmara de Buriticupu por improbidade administrativa 19 de junho de 2026
- Marcus Brandão revela que havia consenso sobre Fufuca ao Senado e que ex-ministro falou em “pedido” para sair do grupo 19 de junho de 2026
- Arraial da Assembleia abre as portas enaltecendo o melhor da cultura popular maranhense 18 de junho de 2026
- Orleans Brandão cumpre agenda em Açailândia e discute projetos para o município 18 de junho de 2026
- Em encontro no Polo Coroadinho, Orleans Brandão afirma que vai solucionar problemas do transporte público de São Luís 18 de junho de 2026
- Deputado Wellington do Curso denuncia obras inacabadas em São José de Ribamar 18 de junho de 2026
- Gratuito e com mais de 30 atrações juninas, Balaio de Sotaques 2026 inicia programação em São Luís nesta quinta (18) 18 de junho de 2026
- Deputado Aluízio Santos cobra explicações do DNIT sobre situação precária da BR-222 18 de junho de 2026
- Pista de pouso e decolagem de São Luís será ponto de encontro da comunidade de corredores do Santander Track&Field Run Series 18 de junho de 2026
- Reggae no ritmo junino: Célia Sampaio lança “Trouxe Pra Mim”, single inédito com Humberto Filho de Maracanã 18 de junho de 2026
- Professor Marco Aurelio assume mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão 18 de junho de 2026
- União Brasil declara lealdade e reafirma total apoio a Orleans Brandão 18 de junho de 2026
- Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político 16 de junho de 2026



