Orleans Brandão afirma que gerar emprego e renda será marca de seu governo

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local.

Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular.

A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Grupo Mateus S.A. por supostas irregularidades sanitárias em unidades da rede em São Luís. A ação pede a condenação da empresa ao pagamento de R$ 10 milhões por dano moral coletivo.

Segundo o MP, fiscalizações identificaram venda de alimentos vencidos e deteriorados, armazenamento inadequado de produtos, presença de insetos e roedores, além de falhas estruturais que colocariam em risco a saúde dos consumidores.

Em caráter liminar, o órgão pede que a Justiça determine a retirada imediata de produtos impróprios para consumo, a adequação dos equipamentos de refrigeração e o reforço das medidas de controle de pragas.

A investigação começou após a denúncia de um consumidor que comprou carne estragada em uma unidade do Mix Atacarejo, no bairro Olho d’Água, em setembro de 2024. As inspeções posteriores apontaram irregularidades em oito lojas da rede na capital maranhense.

A agenda do pré-candidato a governador Orleans Brandão no Sul do Maranhão foi marcada, nesta quinta-feira (25) por um caloroso encontro com a a população de São Raimundo das Mangabeiras, liderado pelo prefeito Accioly Cardoso, que reuniu também diversas lideranças políticas, entre elas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e apoiadores da região.

Ao agradecer pelo carinho com que foi recebido, Orleans Brandão falou da sua trajetória política, da experiência adquirida como secretário de Assuntos Municipalistas, e ressaltou a importância das parcerias com os municípios e do diálogo com lideranças locais para a construção de propostas que deem continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.

“Nos últimos quatro anos, dediquei minha vida a conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Tenho muito orgulho do que a gente já construiu, em ver que o estado está avançando, que o municipalismo saiu do papel e se transformou em ações concretas. Para dar continuidade a esse grande trabalho já realizado pelo governador Carlos Brandão, precisamos de parceiros como o prefeito Accioly e todo esse grupo que quer o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou Orleans Brandão.

O evento contou com forte adesão popular, com presença de moradores da zona rural, das comunidades de Vale Verde, Morro do Chupé e assentamento Bacuri, além de lideranças políticas locais que destacaram o apoio ao projeto de Orleans Brandão e reforçaram a continuidade das ações no município, como o ex-prefeito Francismar Carvalho: “É motivo de muito orgulho e de muita satisfação participar deste evento e ver tanta gente entusiasmada pelo trabalho que precisa continuar no Maranhão. Eu confio que Orleans vai ser vitorioso”.

O prefeito Accioly Cardoso destacou a relação de Orleans com o município e o reconhecimento das ações já realizadas na região. “Ele conhece todo o Maranhão e todos os projetos que temos para São Raimundo das Mangabeiras. Como secretário nos ajudou a trazer a praça, o centro comercial, a tão sonhada ponte. A ele toda a nossa gratidão e a certeza que continuaremos caminhando juntos rumo à vitória”, enfatizou.

Ao responder às demandas apresentadas pelas lideranças, Orleans Brandão defendeu mais investimentos em abastecimento d’água e na infraestrutura viária na região Sul do Maranhão, além de propor a ampliação e duplicação da estrada que liga São Raimundo das Mangabeiras ao município de Loreto, e a construção da primeira maternidade da região Sul.

Durante agenda em Loreto, no sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão (MDB), deu continuidade à série de encontros com lideranças locais e reuniu-se com o grupo do ex-vice-prefeito do município, Alessandro Costa. O encontro reforçou a adesão maciça que a pré-candidatura de Orleans vem recebendo de diferentes forças políticas em todo o Maranhão.

As lideranças e amigos de Alessandro Costa presentes ao encontro receberam Orleans com entusiasmo e manifestaram confiança na sua capacidade de diálogo e gestão, reconhecendo ainda o trabalho desenvolvido na cidade, quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

No diálogo, Orleans destacou que seu projeto político tem sido construído com a participação de lideranças municipais que tem relevantes serviços prestados à população, a exemplo de Alessandro Costa.

“Uma grande satisfação receber o apoio de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Loreto e do estado, como é o caso do nosso amigo Alessandro Costa. Esse é um projeto coletivo, que une ideias e propostas para fazer os municípios avançarem, independentemente do lado em que atuam”, afirmou Orleans Brandão.

Para Alessandro Costa, o momento é de união em torno dos interesses de Loreto, acima das diferenças políticas. Ele destacou a importância do apoio que o grupo de Orleans Brandão tem dado ao município e afirmou confiar na ampliação dessa parceria.

“Apesar de fazermos parte da oposição em Loreto, entendemos que o mais importante é trabalhar pelo bem da nossa população. O Orleans sempre demonstrou compromisso com o município e, ao lado do governador Carlos Brandão, quando esteve na Secreatria de Assuntos Municipalistas, contribuiu para que importantes investimentos chegassem à nossa cidade”, afirmou.

Ainda segundo Costa, historicamente, a oposição teve pouca oportunidade de participar das gestões anteriores. “Mas hoje vemos um novo momento de diálogo e parceria. Por isso, acreditamos nesse projeto e contamos com esse apoio para continuar ajudando o povo de Loreto”, frisou.

As lideranças presentes destacaram também a importância da continuidade das ações e investimentos que vêm sendo executados em Loreto. “Confiamos que, com Orleans, teremos mais oportunidades que esses projetos continuem sendo realizados em nossa cidade, disse a liderança Sindiney Borges, que também participou do encontro.

A reforma do Centro de Ensino Joaquim Aroso, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) transformou a escola que passa a oferecer uma estrutura moderna, segura e adequada para atender mais de 810 estudantes do Ensino Médio, distribuídos nos turnos matutino e vespertino, além das turmas do programa EJA Tech no período noturno. A cerimônia, realizada na última semana no município de Raposa, na região metropolitana de São Luís, foi marcada por um clima de festa e emoção entre estudantes, professores, servidores e moradores da cidade.

Tradicional no município, a escola já formou diversas gerações de raposenses e agora recebe uma nova infraestrutura, proporcionando melhores condições para o ensino e a aprendizagem.

“Para mim é uma felicidade muito grande, porque acompanho o Joaquim Aroso desde pequena. Minha mãe, minha avó, meus tios, meus irmãos e eu estudamos ou trabalhamos nesta escola. Hoje, poder vê-la recebendo os investimentos necessários para sua reforma e modernização é motivo de grande alegria, pois sei que isso terá um impacto muito positivo na educação dos nossos alunos”, destacou a ex-aluna e atualmente professora da unidade, Eveline Trindade.

A entrega da unidade reforça o compromisso do governador Carlos Brandão com a valorização da educação pública no Maranhão. Por meio da Segov, o Estado tem investido na modernização da infraestrutura escolar, garantindo mais conforto, acessibilidade e qualidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

“Cada escola entregue representa um investimento no futuro dos nossos jovens. O Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, segue trabalhando para oferecer uma educação cada vez mais digna, com espaços modernos, acessíveis e preparados para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. É gratificante ver a transformação desta unidade e saber que centenas de estudantes da Raposa terão mais conforto e qualidade para construir seus sonhos”, destacou o secretário Márcio Machado, da Segov.

Durante a reforma, foram executados serviços de revisão completa do telhado, modernização dos sistemas elétrico e hidráulico, climatização dos ambientes, ampliação da unidade, adequação da biblioteca, do refeitório e dos laboratórios, reestruturação dos banheiros, além de intervenções de acessibilidade em toda a escola.

Para a gestora geral da unidade, Luciana Bruzaca, a reforma representa uma transformação histórica para toda a comunidade escolar.

“Sou gestora desta escola há quatro anos e convivíamos diariamente com salas sem climatização, problemas no telhado e banheiros inadequados. Hoje, todas essas demandas foram atendidas pelo Governo do Estado. Nossa escola foi revitalizada, ganhou biblioteca, refeitório, laboratórios de Química, Física e Informática, além da ampliação dos espaços. O nosso sentimento é de gratidão, porque esses investimentos terão um impacto muito positivo na aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou.

Quem também comemora as melhorias são os estudantes, que agora contam com salas climatizadas, laboratórios equipados, biblioteca moderna e ambientes mais confortáveis para o desenvolvimento das atividades escolares.

“Estudo aqui há três anos e o calor, principalmente no turno da tarde, era muito intenso, causando bastante desconforto. Agora, em 2026, recebemos uma escola totalmente revitalizada. Além da climatização das salas, todos os espaços foram reformados. Hoje temos laboratórios e uma biblioteca equipada, o que certamente vai melhorar muito o nosso aprendizado. Estou muito feliz e grata por essa conquista”, afirmou a estudante Iara Moraes.

A aluna Naila Pereira também destacou a importância da nova estrutura.

“Sabemos que estudar em uma escola bem estruturada faz toda a diferença para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Estamos muito felizes com essa conquista e gratos por podermos contar agora com uma estrutura moderna, climatizada e preparada para oferecer mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, concluiu.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na tarde da última quarta-feira (24), uma caminhonete com registro de roubo durante fiscalização realizada na BR-135, em São Luís (MA).

Por volta das 15h, uma equipe da PRF realizava ronda e fiscalização de trânsito no km 6 da rodovia quando abordou uma caminhonete. Durante os procedimentos de verificação, os policiais constataram inconsistências nos elementos de identificação veicular.

Durante a fiscalização minuciosa, os policiais verificaram adulterações no número do chassi e nos elementos identificadores do veículo. Após a análise, a equipe conseguiu identificar o veículo original e constatou que se tratava de um veículo com registro de roubo/furto.

O condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis e para a apuração das circunstâncias do caso.

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.

“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.

O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.

Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (24), o deputado estadual Eric Costa (Republicanos) repercutiu o Projeto de Lei 338/2025, de sua autoria, aprovado em plenário e que torna obrigatória a isenção de IPVA para pessoa com deficiência no Maranhão.

“Nós sabemos que essas pessoas necessitam de uma atenção especial, muitas vezes tem parte do orçamento comprometido em pagar médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos. Então, nós estamos nesta Casa fazendo justiça e ajudando no orçamento dessas famílias, que terão de maneira automática a isenção dos seus IPVAs das suas motos, carros, que na maioria das vezes são utilizados como meio de transporte para levar essas pessoas aos seus locais de tratamentos”, destacou o parlamentar.

Normativa

O projeto do deputado altera a Lei Estadual 7.799, de 19 de dezembro de 2002, que trata do Sistema Tributário do Estado do Maranhão. Dessa forma, a isenção do IPVA será concedida de forma automática aos veículos adquiridos originalmente com isenção do ICMS por pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), limitada a um veículo por beneficiário, dispensada a abertura de novo processo administrativo, bastando a comunicação dos dados do veículo à Secretaria de Estado da Fazenda, por meio de formulário eletrônico disponibilizado em seu portal oficial.

A legislação também destaca que a inclusão expressa das pessoas com TEA harmoniza a legislação estadual com os princípios da inclusão e da proteção integral às pessoas com deficiência, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal 13.146/2015), que reconhece o autismo como deficiência para todos os efeitos legais.

“Este projeto que nós aprovamos hoje leva dignidade, respeito, inclusão para essas pessoas que necessitam tanto da atenção do estado. Então, quero agradecer em nome de todas as famílias do Maranhão, aos deputados que votaram favorável em primeiro e segundo turnos, este projeto de lei tão importante”, completou Eric Costa.

O Santander X, plataforma global de empreendedorismo do Santander, está com inscrições abertas até 30 de junho para o Santander X Global Challenge | The Quantum AI Leap, desafio global voltado para startups e scaleups de 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, México, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai) que desenvolvem soluções inovadoras capazes de transformar setores como finanças, energia, materiais, saúde e cibersegurança. No total, serão distribuídos € 120 mil em prêmios. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do Santander X: https://app.santanderx.com/calls/the-quantum-ai-leap?utm_source=Release&utm_medium=Imprensa&utm_campaign=SXBR-GlobalChallengeRelease.

Realizado em parceria com a IBM Quantum, a Bluzelle e a Fundação Oxentia, o programa aceita inscrições de empresas que possuem soluções focadas em uma das três áreas estratégicas: hardware quântico, sensores e tecnologias assistidas por IA; software quântico, ferramentas e inteligência aplicada impulsionada por IA; e infraestrutura digital protegida contra a computação quântica.

No total, seis projetos serão reconhecidos como vencedores e receberão prêmios de até € 30 mil. Serão três startups vencedoras, sendo € 10 mil para cada, e três scaleups vencedoras, sendo € 30 mil para cada. As empresas vencedoras passarão a integrar a comunidade Santander X 100, que reúne as startups e scaleups de maior destaque da rede Santander X, oferecendo oportunidades de networking e acesso a recursos estratégicos para acelerar o crescimento dos negócios.

▪︎ Santander X 100 alcança 400 empresas:

O Santander X 100, comunidade de startups, scaleups e PMEs criada pelo Santander por meio de sua plataforma global Santander X, alcançou 400 empresas de elevado crescimento de 11 países e especializadas em setores estratégicos como inteligência artificial, desenvolvimento de software, sustentabilidade, cibersegurança, saúde digital e indústria 4.0.

As empresas integrantes do Santander X 100 foram selecionadas entre milhares de candidaturas internacionais em desafios, prêmios e outros programas promovidos pela Instituição, com base na sua capacidade de inovação, escalabilidade e potencial para responder aos desafios do mundo atual. Muitas tiveram acesso a investimento privado, aceleração internacional e parcerias estratégicas em setores com alta demanda por investimento.

Entre os setores com maior representação no Santander X 100, destaque para sustentabilidade, eHealth, fintech/Insurtech, desenvolvimento de software, edtech e cibersegurança.

▪︎ O Santander X 100 nasceu do Santander X, plataforma global do Santander que construiu um dos maiores ecossistemas internacionais de apoio ao empreendedorismo dentro do setor financeiro. Em 2025, apoiou quase 60.000 startups, scaleups, PMEs e projetos empreendedores de 10 países, aumento de 12% em relação ao ano anterior, por meio de formação, desafios, prêmios, benefícios, eventos e soluções financeiras personalizadas.

▪︎ Santander e seu apoio à educação, empregabilidade e empreendedorismo:
O Santander mantém um compromisso pioneiro e consolidado com educação, empregabilidade e empreendedorismo há mais de 30 anos. O Banco já destinou mais de 2,5 bilhões de euros e apoiou mais de 8,3 milhões de pessoas e empresas por meio de parcerias com mais de 1.000 universidades.

Publicidade

Publicidade
Contato Maranhão no Ar

Publicidade

Anuncie aqui

Últimas Notícias
Arquivos do site