Em Riachão, Orleans Brandão recebe apoio da prefeita Paula Coelho e defende continuidade do municipalismo

Ao lado da prefeita de Riachão Paula Coelho e cercado de vereadores, lideranças políticas da região Sul do estado, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, recebeu apoio ao seu projeto de continuidade da gestão municipalista no Maranhão.

No evento estiveram presentes também o vice-prefeito Uelton Canuto, o deputado federal Márcio Honaiser, o presidente da Câmara, Wanderson Moreira, vereadores e ex-prefeitos do município.

A prefeita Paula Coelho destacou a parceria construída com Orleans Brandão durante o período em que ele esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Nosso sentimento é de gratidão. Você sempre recebeu os prefeitos e acolheu os municípios. Contribuiu muito para o desenvolvimento e olhou com carinho para Riachão. Você nunca nos abandonou”, afirmou.

A prefeita também destacou investimentos realizados no município por meio da parceria com o Governo do Estado, como obras de pavimentação, melhorias urbanas e ações de infraestrutura.

“Riachão ganhou recapeamento, estradas e importantes investimentos graças à presença constante de Orleans”, finalizou.

Ao agradecer a recepção, Orleans Brandão lembrou as ações já realizadas no município e reforçou seu compromisso de continuar o trabalho desenvolvido quando ainda estava na Secretaria de Assunto Municipalistas.

“Antes mesmo da atual gestão, eu já vinha a Riachão como secretário. Inauguramos o hospital municipal, entregamos o Viva Procon, a Estação Tech, a iluminação da cidade e já chegaram mais de oito quilômetros de asfalto. Eu venho aqui reforçar o compromisso com o municipalismo”, afirmou.

O pré-candidato também destacou que a região Sul tem grande potencial econômico. “A chegada de novas agroindústrias vai gerar oportunidades para a população e fortalecer a economia regional”, ressaltou.

Ao encerrar o encontro, Orleans afirmou que sua experiência percorrendo os municípios maranhenses o preparou para os desafios do estado.

“Eu estou pronto, preparado e com muita vontade de trabalhar por nosso estado. Uso a minha juventude para andar o Maranhão, conhecer os problemas das pessoas e buscar soluções para cada região”, concluiu.

Ao final da agenda em Riachão, Orleans Brandão acompanhou a prefeita Paula Coelho durante as festividades do município e participou do show gospel realizado na cidade, encerrando a programação ao lado de lideranças locais, vereadores e da população.

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), da Assembleia Legislativa do Maranhão, promoveu neste sábado (27), no Clube dos Servidores, no Maiobão, a Manhã Junina do programa Sol Nascente, reunindo alunos, pais e equipe de coordenação do projeto em uma celebração marcada pela música, dança e valorização das tradições nordestinas.

Com o tema “Nordeste em Cantoria: Sons, Ritmos e Tradições do São João” e o subtema “Uma viagem pela história e pela cultura nordestina através da música, da dança e das manifestações populares”, o evento destacou a riqueza do patrimônio cultural do Nordeste e o papel das manifestações artísticas na preservação da identidade regional.

A programação foi aberta com uma mensagem de boas-vindas ao público, convidando os presentes a embarcarem em uma viagem pelas histórias, ritmos e tradições que fazem do São João uma das festas mais emblemáticas do Brasil.

Apresentações

A coordenadora do programa Sol Nascente, Cinthya Vieira, destacou a importância da Manhã Junina como espaço de valorização artística e fortalecimento da identidade cultural dos participantes.

“Esse é um momento muito especial que organizamos com muito carinho. Agradecemos à presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, e à presidente do Gedema, Carol Duailibe, pelo apoio para a realização desse evento. Esta Manhã Junina é um momento de validação da parte artística de nossos alunos por meio de suas apresentações nas oficinas de Vozes e Cantos, Banda e Dança”, afirmou.

A primeira apresentação ficou por conta da Oficina Vozes e Cordas, que interpretou a canção “Engenho de Flores”. A música remete à vida no interior nordestino, exaltando os engenhos, os campos floridos e a simplicidade do povo, além de resgatar a importância histórica e econômica dos engenhos na formação cultural do Nordeste.

Clássicos

Na sequência, a Oficina de Banda apresentou os clássicos “Mulher Rendeira” e “Vida de Viajante”. A primeira, ligada ao universo do cangaço e popularizada por Virgulino Ferreira da Silva, homenageia as rendeiras do sertão e tornou-se símbolo da cultura popular nordestina. Já “Vida de Viajante”, um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, retrata a trajetória dos viajantes que percorriam o Nordeste levando sonhos, cultura e esperança.

Encerrando as apresentações, a Oficina de Dança levou ao palco um pot-pourri junino com as músicas “Fogaréu”, “Olha Pro Céu”, “Riacho do Navio” e “Frevo Mulher”. As canções celebram as fogueiras de São João, a beleza das noites juninas, a vida sertaneja e a força da cultura popular nordestina, reunindo elementos tradicionais do forró, do baião e do frevo.

Agradecimentos

Luiza Marques Silva, 12 anos, aluna da oficina Vozes e Cordas, agradeceu à Assembleia a oportunidade de participar do programa e da Manhã Junina.

“O Sol Nascente é um programa que me ajuda muito no meu desenvolvimento mental e físico. Aqui a gente aprende um monte de coisas, desde esportes até tocar instrumentos. Eu, por exemplo, aprendi a cantar e tocar violino. Nossa Manhã Junina está maravilhosa e nós demonstramos nosso aprendizado cantando e tocando a música “Engenho de Flores”, do nosso cantor maranhense Papete. Somos muito gratos à Assembleia por nos proporcionar esse momento”, destacou.

Por sua vez, Márcia Sofhya Santos Diniz, 9 anos, aluna da oficina de Dança enfatizou sua alegria e satisfação em participar da Manhã Junina.

“Estou muito feliz porque nos apresentamos muito bem com a nossa dança. Minha mãe disse que nós arrasamos. Aqui é muito legal porque a gente brinca e dança. Acho a festa de São João maravilhosa”, frisou.

Piedro Nunes Vieira, 16 anos, aluno da oficina de Banda, também agradeceu à Assembleia pela Manhã Junina.

“Apresentamos dois clássicos da música e da cultura nordestina, que são Mulher Rendeira e Vida de Viajante. Estou achando tudo muito lindo e agradeço a organização desse projeto”, acentuou.

A mãe de Piedro, Maridalva Vieira, fez questão de agradecer a Assembleia e enfatizar a importância do programa Sol Nascente para a formação do seu filho.

“Esse programa é maravilhoso e está contribuindo muito para a formação do Piedro. Essa Manhã Junina está maravilhosa. Agradeço à Assembleia por nos proporcionar esse momento”, assinalou.

Ao final da programação, a organização ressaltou que cada apresentação representou um pouco da alma do povo nordestino, celebrando a coragem, o trabalho, a perseverança e a riqueza cultural da região.

 

A possível composição da chapa liderada por Orleans Brandão com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, como candidato a vice-governador ganha relevância pelo peso eleitoral e pelo reforço político ao projeto governista no Maranhão.

Se confirmada oficialmente, a aliança combina a estratégia de expansão e fortalecimento regional de Orleans com a trajetória consolidada de Edivaldo na capital e sua capacidade de articulação institucional.

Entre os aspectos mais associados ao ex-prefeito está sua capacidade de construir pontes políticas. Durante seus dois mandatos à frente da Prefeitura de São Luís, Edivaldo manteve diálogo com diferentes setores da classe política, incluindo lideranças de campos diversos, característica que contribuiu para formar uma imagem de gestor com perfil conciliador.

Na relação com a imprensa, aliados destacam outro ponto considerado diferencial: mesmo em períodos de desgaste administrativo e enfrentando críticas públicas sobre temas da gestão, Edivaldo adotou uma postura de convivência institucional com os veículos de comunicação e profissionais do setor, preservando canais de diálogo e respeitando democraticamente a importância da imprensa.

Esse estilo é frequentemente colocado em contraste com o perfil do ex-prefeito Eduardo Braide, marcado por relação mais tensa com o ambiente de comunicação política e distanciamento da imprensa. Nesse contexto, Edivaldo acrescenta à chapa de Orleans Brandão um perfil de mediação, construção de consensos e ampliação de interlocução.

Do ponto de vista eleitoral, sua presença também pode representar ganho estratégico para Orleans na Grande São Luís – maior colégio eleitoral do Maranhão e tradicionalmente uma das regiões mais disputadas em eleições estaduais.

Além da experiência administrativa acumulada em oito anos de gestão municipal, Edivaldo traz trajetória no Legislativo municipal e federal, ampliando o repertório institucional da chapa.

Para aliados do grupo governista, a eventual composição busca justamente combinar renovação política com experiência administrativa e capacidade de diálogo, fortalecendo a presença eleitoral de Orleans na capital sem abrir mão da estratégia de interiorização construída nos últimos anos.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local.

Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular.

A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Grupo Mateus S.A. por supostas irregularidades sanitárias em unidades da rede em São Luís. A ação pede a condenação da empresa ao pagamento de R$ 10 milhões por dano moral coletivo.

Segundo o MP, fiscalizações identificaram venda de alimentos vencidos e deteriorados, armazenamento inadequado de produtos, presença de insetos e roedores, além de falhas estruturais que colocariam em risco a saúde dos consumidores.

Em caráter liminar, o órgão pede que a Justiça determine a retirada imediata de produtos impróprios para consumo, a adequação dos equipamentos de refrigeração e o reforço das medidas de controle de pragas.

A investigação começou após a denúncia de um consumidor que comprou carne estragada em uma unidade do Mix Atacarejo, no bairro Olho d’Água, em setembro de 2024. As inspeções posteriores apontaram irregularidades em oito lojas da rede na capital maranhense.

A agenda do pré-candidato a governador Orleans Brandão no Sul do Maranhão foi marcada, nesta quinta-feira (25) por um caloroso encontro com a a população de São Raimundo das Mangabeiras, liderado pelo prefeito Accioly Cardoso, que reuniu também diversas lideranças políticas, entre elas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e apoiadores da região.

Ao agradecer pelo carinho com que foi recebido, Orleans Brandão falou da sua trajetória política, da experiência adquirida como secretário de Assuntos Municipalistas, e ressaltou a importância das parcerias com os municípios e do diálogo com lideranças locais para a construção de propostas que deem continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.

“Nos últimos quatro anos, dediquei minha vida a conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Tenho muito orgulho do que a gente já construiu, em ver que o estado está avançando, que o municipalismo saiu do papel e se transformou em ações concretas. Para dar continuidade a esse grande trabalho já realizado pelo governador Carlos Brandão, precisamos de parceiros como o prefeito Accioly e todo esse grupo que quer o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou Orleans Brandão.

O evento contou com forte adesão popular, com presença de moradores da zona rural, das comunidades de Vale Verde, Morro do Chupé e assentamento Bacuri, além de lideranças políticas locais que destacaram o apoio ao projeto de Orleans Brandão e reforçaram a continuidade das ações no município, como o ex-prefeito Francismar Carvalho: “É motivo de muito orgulho e de muita satisfação participar deste evento e ver tanta gente entusiasmada pelo trabalho que precisa continuar no Maranhão. Eu confio que Orleans vai ser vitorioso”.

O prefeito Accioly Cardoso destacou a relação de Orleans com o município e o reconhecimento das ações já realizadas na região. “Ele conhece todo o Maranhão e todos os projetos que temos para São Raimundo das Mangabeiras. Como secretário nos ajudou a trazer a praça, o centro comercial, a tão sonhada ponte. A ele toda a nossa gratidão e a certeza que continuaremos caminhando juntos rumo à vitória”, enfatizou.

Ao responder às demandas apresentadas pelas lideranças, Orleans Brandão defendeu mais investimentos em abastecimento d’água e na infraestrutura viária na região Sul do Maranhão, além de propor a ampliação e duplicação da estrada que liga São Raimundo das Mangabeiras ao município de Loreto, e a construção da primeira maternidade da região Sul.

Durante agenda em Loreto, no sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão (MDB), deu continuidade à série de encontros com lideranças locais e reuniu-se com o grupo do ex-vice-prefeito do município, Alessandro Costa. O encontro reforçou a adesão maciça que a pré-candidatura de Orleans vem recebendo de diferentes forças políticas em todo o Maranhão.

As lideranças e amigos de Alessandro Costa presentes ao encontro receberam Orleans com entusiasmo e manifestaram confiança na sua capacidade de diálogo e gestão, reconhecendo ainda o trabalho desenvolvido na cidade, quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

No diálogo, Orleans destacou que seu projeto político tem sido construído com a participação de lideranças municipais que tem relevantes serviços prestados à população, a exemplo de Alessandro Costa.

“Uma grande satisfação receber o apoio de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Loreto e do estado, como é o caso do nosso amigo Alessandro Costa. Esse é um projeto coletivo, que une ideias e propostas para fazer os municípios avançarem, independentemente do lado em que atuam”, afirmou Orleans Brandão.

Para Alessandro Costa, o momento é de união em torno dos interesses de Loreto, acima das diferenças políticas. Ele destacou a importância do apoio que o grupo de Orleans Brandão tem dado ao município e afirmou confiar na ampliação dessa parceria.

“Apesar de fazermos parte da oposição em Loreto, entendemos que o mais importante é trabalhar pelo bem da nossa população. O Orleans sempre demonstrou compromisso com o município e, ao lado do governador Carlos Brandão, quando esteve na Secreatria de Assuntos Municipalistas, contribuiu para que importantes investimentos chegassem à nossa cidade”, afirmou.

Ainda segundo Costa, historicamente, a oposição teve pouca oportunidade de participar das gestões anteriores. “Mas hoje vemos um novo momento de diálogo e parceria. Por isso, acreditamos nesse projeto e contamos com esse apoio para continuar ajudando o povo de Loreto”, frisou.

As lideranças presentes destacaram também a importância da continuidade das ações e investimentos que vêm sendo executados em Loreto. “Confiamos que, com Orleans, teremos mais oportunidades que esses projetos continuem sendo realizados em nossa cidade, disse a liderança Sindiney Borges, que também participou do encontro.

A reforma do Centro de Ensino Joaquim Aroso, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) transformou a escola que passa a oferecer uma estrutura moderna, segura e adequada para atender mais de 810 estudantes do Ensino Médio, distribuídos nos turnos matutino e vespertino, além das turmas do programa EJA Tech no período noturno. A cerimônia, realizada na última semana no município de Raposa, na região metropolitana de São Luís, foi marcada por um clima de festa e emoção entre estudantes, professores, servidores e moradores da cidade.

Tradicional no município, a escola já formou diversas gerações de raposenses e agora recebe uma nova infraestrutura, proporcionando melhores condições para o ensino e a aprendizagem.

“Para mim é uma felicidade muito grande, porque acompanho o Joaquim Aroso desde pequena. Minha mãe, minha avó, meus tios, meus irmãos e eu estudamos ou trabalhamos nesta escola. Hoje, poder vê-la recebendo os investimentos necessários para sua reforma e modernização é motivo de grande alegria, pois sei que isso terá um impacto muito positivo na educação dos nossos alunos”, destacou a ex-aluna e atualmente professora da unidade, Eveline Trindade.

A entrega da unidade reforça o compromisso do governador Carlos Brandão com a valorização da educação pública no Maranhão. Por meio da Segov, o Estado tem investido na modernização da infraestrutura escolar, garantindo mais conforto, acessibilidade e qualidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

“Cada escola entregue representa um investimento no futuro dos nossos jovens. O Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, segue trabalhando para oferecer uma educação cada vez mais digna, com espaços modernos, acessíveis e preparados para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. É gratificante ver a transformação desta unidade e saber que centenas de estudantes da Raposa terão mais conforto e qualidade para construir seus sonhos”, destacou o secretário Márcio Machado, da Segov.

Durante a reforma, foram executados serviços de revisão completa do telhado, modernização dos sistemas elétrico e hidráulico, climatização dos ambientes, ampliação da unidade, adequação da biblioteca, do refeitório e dos laboratórios, reestruturação dos banheiros, além de intervenções de acessibilidade em toda a escola.

Para a gestora geral da unidade, Luciana Bruzaca, a reforma representa uma transformação histórica para toda a comunidade escolar.

“Sou gestora desta escola há quatro anos e convivíamos diariamente com salas sem climatização, problemas no telhado e banheiros inadequados. Hoje, todas essas demandas foram atendidas pelo Governo do Estado. Nossa escola foi revitalizada, ganhou biblioteca, refeitório, laboratórios de Química, Física e Informática, além da ampliação dos espaços. O nosso sentimento é de gratidão, porque esses investimentos terão um impacto muito positivo na aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou.

Quem também comemora as melhorias são os estudantes, que agora contam com salas climatizadas, laboratórios equipados, biblioteca moderna e ambientes mais confortáveis para o desenvolvimento das atividades escolares.

“Estudo aqui há três anos e o calor, principalmente no turno da tarde, era muito intenso, causando bastante desconforto. Agora, em 2026, recebemos uma escola totalmente revitalizada. Além da climatização das salas, todos os espaços foram reformados. Hoje temos laboratórios e uma biblioteca equipada, o que certamente vai melhorar muito o nosso aprendizado. Estou muito feliz e grata por essa conquista”, afirmou a estudante Iara Moraes.

A aluna Naila Pereira também destacou a importância da nova estrutura.

“Sabemos que estudar em uma escola bem estruturada faz toda a diferença para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Estamos muito felizes com essa conquista e gratos por podermos contar agora com uma estrutura moderna, climatizada e preparada para oferecer mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, concluiu.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na tarde da última quarta-feira (24), uma caminhonete com registro de roubo durante fiscalização realizada na BR-135, em São Luís (MA).

Por volta das 15h, uma equipe da PRF realizava ronda e fiscalização de trânsito no km 6 da rodovia quando abordou uma caminhonete. Durante os procedimentos de verificação, os policiais constataram inconsistências nos elementos de identificação veicular.

Durante a fiscalização minuciosa, os policiais verificaram adulterações no número do chassi e nos elementos identificadores do veículo. Após a análise, a equipe conseguiu identificar o veículo original e constatou que se tratava de um veículo com registro de roubo/furto.

O condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis e para a apuração das circunstâncias do caso.

Publicidade

Publicidade
Contato Maranhão no Ar

Publicidade

Anuncie aqui

Últimas Notícias
Arquivos do site