O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) apresentou, nesta quinta-feira (23), o balanço das ações promovidas pelo órgão durante o período de carnaval. Os dados foram apresentados pelo diretor-geral, Hewerton Pereira, durante entrevista coletiva realizada pelo Sistema de Segurança Pública. Foram cerca de 100 ações educativas, presenciais e digitais, alcançando condutores e pedestres em todo o Maranhão. O trabalho foi promovido em conjunto pelas equipes do Detran-MA da Região Metropolitana de São Luís, das 15 Ciretrans e dos Postos Avançados de Atendimento espalhados pelo estado.
As atividades educativas objetivaram conscientizar condutores e pedestres sobre as boas práticas no trânsito. Em todas as ações, foram entregues materiais educativos e promovidas abordagens individuais, a fim de sensibilizar a população sobre as normas e os cuidados no trânsito, principalmente, no que tange a combinação malsucedida entre álcool e direção.
“Neste período carnavalesco realizamos Operações Lei Seca praticamente todos os dias, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, com o intuito de promover um trânsito mais seguro. Somente na Região Metropolitana de São Luís foram realizados 295 testes de etilômetro, 335 veículos foram abordados e 46 autos de infrações foram expedidos por alcoolemia”, declarou o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira.
As ações do Detran-MA fizeram parte da Operação Carnaval Seguro, deflagrada em todo o estado, através do Sistema de Segurança Pública, durante o período carnavalesco. Além das atividades educativas presenciais e online, a autarquia também realizou a campanha educativa “Unidos do Trânsito Seguro”, com o slogan “Não faça uma viagem sem volta. Se for beber, não dirija”, nas redes sociais.