Na tarde da última sexta-feira(11), um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão que tinha como objetivo fechar o cerco contra uma organização “facção” criminosa resultou nas prisões de cinco indivíduos suspeitos de integrar uma facção atuante no bairro Vila do Sapo, em Timon. A ação policial foi desenvolvida por policiais civis da Delegacia de Homicídios(DHPP), com apoio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico(DENARC) e do NIP.
Segundo a delegada Nayana Teixeira, desde do último mês de maio, após a morte de uma pessoa dentro de um bar, em plena luz do dia, a DHPP-Timon vinha realizando operações policiais na região que resultaram nas prisões dos quatro envolvidos no homicídio, além de várias apreensões de drogas e recaptura de dois foragidos. No último mês de setembro, mais um caso de homicídio foi registrado na Vila do Sapo resultando novamente ações policiais na região que conseguiram apreender drogas.
Na última sexta, dos cinco presos, quatro já tinham passagens pelo Sistema Prisional do Maranhão e um do Tocantins. Com eles foram apreendidos 3 armas de fogo municiadas, sendo um revólver calibre .38, um revólver calibre .32 e uma calça-bala calibre .38. Também foi apreendido drogas (crack), celulares e dinheiro trocado.
Ainda ficou constatado que um dos presos havia sido autuado há cerca de um mês e posto em liberdade com determinação de tornozeleira, porém, não compareceu para a instalação. Todos os presos foram autuados por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa e foram encaminhados ao Presídio Jorge Vieira.