Iracema Vale discute com autoridades ações de incentivo a doações de sangue no Maranhão

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor, para discutir ações que incentivem doações de sangue no Maranhão. O encontro aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na manhã desta sexta-feira (10).

Estavam presentes, ainda, promotores de justiça da área da saúde e os deputados estaduais Carlos Lula (PSB), Florêncio Neto (PSB) e Ricardo Rios (PCdoB). Na ocasião, Iracema Vale ressaltou que o governador Carlos Brandão (PSB) também se comprometeu em impulsionar a campanha.

“Doar sangue é salvar vidas. O ato mais importante que existe é a pessoa ajudar o próximo. Vamos trabalhar para atrair e conscientizar a população maranhense de que as doações recorrentes ajudam a manter os nossos estoques de bolsas de sangue em níveis adequados”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.

Baixo estoque

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) mantém constantemente uma rotina de ações para manutenção e aumento do fluxo de captações, no intuito de garantir a ampla oferta de hemocomponentes às unidades de saúde no Maranhão. Apesar disso, os estoques da instituição estão com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos.

“O Hemomar abastece unidades de saúde em todo o estado e há sempre pessoas necessitando de sangue. São as doações que possibilitam o atendimento de todas as demandas de transfusão de sangue do hemocentro e também nos hospitais”, explicou Eduardo Nicolau.

Segundo o procurador-geral, se o hemocentro estiver com o estoque baixo, alguém que precise de uma transfusão sanguínea pode acabar tendo a saúde comprometida. “As cirurgias, por exemplo, para acontecerem contam com os estoques de bolsa de sangue disponíveis”, acrescentou.

Doações

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

“É importante que as pessoas tenham empatia com o próximo e se conscientizem que qualquer um de nós pode precisar de sangue em algum momento. Faremos uma grande campanha, em conjunto, para reverter essa situação e abastecermos novamente os estoques do Hemomar”, concluiu o vereador Paulo Victor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Site
Publicidade

Contato Maranhão no Ar

Anuncie aqui

Publicidade

Últimas Notícias

©2023 – Maranhão no Ar – Todos os Direitos Reservados