Sete projetos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estão entre os semifinalistas do Desafio Liga Jovem, evento nacional organizado pelo SEBRAE, três são da Cidade balnearia.
O Desafio Liga Jovem é uma competição entre equipes de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou das suas comunidades com uma solução que deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias. Essa é a maior competição de empreendedorismo na escola para jovens de todo o Brasil.
Em todo o país, foram selecionadas 100 equipes semifinalistas, com representantes de 18 estados brasileiros. A Região Nordeste foi a segunda região que mais teve projetos selecionados nessa etapa do desafio. Desse universo, o Maranhão ficou em 2º lugar como estado com maior número de semifinalistas, com 12 projetos escolhidos, sendo 7 (sete) deles do Instituto Federal do Maranhão (IFMA): 3 (três) do Campus São José de Ribamar; 2 (dois) do Campus Coelho Neto; 1 (um) do Campus Timon e 1 (um) do Campus Barra do Corda. De 20 a 25 de março de 2023, eles irão disputar a semifinal e a final em São Paulo (SP) e concorrer a uma viagem com todas as despesas pagas para Madrid, na Espanha.
Além disso, vale destacar o desempenho da professora do IFMA Campus São José de Ribamar, Ivanilde Cordeiro Pacheco, que obteve o 4º lugar no Brasil como a professora que mais indicou equipes no Desafio Liga Jovem. Ela também coordena o Projeto Estratégico Empreenda-se na instituição.
Os projetos do IFMA – só por alcançarem o posto de semifinalistas – já podem até ser considerados vitoriosos. Sabe por quê? Segundo dados oficiais dos organizadores, ao todo foram produzidos: 20h de conteúdo ao vivo; treinamentos; mentorias; 150 oficinas; impactando 6000 estudantes; 1200 equipes com 5000 estudantes inscritos no Desafio e 600 projetos enviados de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal (DF).
Conheça os semifinalista do IFMA.
Equipe Inteligência Artificial – Campus São José de Ribamar
Atentos à problemática da fome em nosso país, a equipe decidiu trabalhar uma proposta inovadora para o município de Raposa (MA). A ideia é qualificar pessoas para o mercado de trabalho, Microempreendedores Individuais (MEI) locais.
Após longa pesquisa, o grupo conseguiu implementar a Plataforma ECON – RAPOSA, um site autêntico, dinâmico e de fácil acesso, onde o usuário pode resolver seus problemas em apenas alguns cliques! A plataforma contém 4 pilares de informação: agricultura, artesanato, pescaria e turismo, além das seções de produtos em destaque, agendamento de turismo e a biografia dos fornecedores.
Equipe Innovafive – Campus São José de Ribamar
Eles desenvolveram a ideia da Plataforma Worklibras, que surgiu a partir da necessidade de criar conexões entre surdos e intérpretes. Na ferramenta, os usuários podem solicitar seus intérpretes, de forma virtual ou presencial, fazer cursos em LIBRAS, comprar produtos âncoras e até mesmo trabalhar como intérpretes. E assim tornando cada vez mais espaços acessíveis para as pessoas surdas no Brasil.
A plataforma contará principalmente com o uso da tecnologia, para conectar nossos usuários. Utilizando sempre as melhores linguagens de programações, API’S e hospedagens. Utilizando sempre boas bibliotecas e framework para um melhor aproveitamento do sistema.
Equipe Talk Future – Campus São José de Ribamar
A Talk Future desenvolveu duas formas de auxiliar pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): a criação de um site (Espaço Terapia TDAH), que será um espaço terapêutico para os pacientes e servirá, também, para divulgar uma tecnologia assistiva a ser desenvolvida pela equipe – um jogo de tabuleiro, produzido pela impressora 3D do campus. “Esse jogo poderá ser utilizado em competições dentro e fora da sala de aula e tem como objetivos melhorar o foco e ajudar no desenvolvimento neurobiológico dos pacientes”, explica o professor Edalton Reis.
Para Ana Caroline Barros, componente da equipe Talk Future, participar dessa primeira etapa foi uma experiência indescritível. “Estar na semifinal é uma sensação maravilhosa. Devo ressaltar que nossos orientadores foram sensacionais e nunca desistiram de nós, ver que nosso esforço realmente valeu a pena é gratificante.”
Entre os semifinalistas estão também as equipes Equipe Innovative Generation – Campus Timon, Equipe Nova Geração – Campus Coelho Neto, Equipe CNT – Campus Coelho Neto, Equipe Time Six – Campus Barra do Corda.
Veja mais clicando AQUI.